Na última sexta-feira, 29 de junho, após oito anos de espera, o prefeito Clésio Salvaro celebrou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Antônio Carlos Althoff, localizada no Bairro Próspera, em Criciúma.
Essa é a maior e mais completa UPA da macrorregião Sul Catarinense, com mais de 1.500 metros quadrados e capacidade para atender em média 190 pacientes por dia, mais de 5 mil casos de urgência e emergência por mês. A unidade de saúde foi carinhosamente apelidada pelo prefeito de “mini hospital”.
O Instituto Maria Schmitt que venceu a licitação para gestão da UPA no dia 10 de janeiro deste ano, aguardava o final das obras para iniciar o atendimento à população. Durante o ato de inauguração que foi realizado em grande estilo e contou com a presença da comunidade, imprensa e lideranças, os dirigentes do IMAS reforçaram a preocupação e cuidado com os pacientes da região e garantiram um atendimento humanizado e de qualidade, assim como têm sido nas outras unidades de saúde já administradas pelo IMAS em Santa Catarina.
Atendimento médico 24h por dia
Ao todo são aproximadamente são 50 profissionais trabalhando em escalas para manter a unidade funcionando 24 horas. A estrutura contempla sala de raio-x, sala de gesso, consultórios, farmácia, salas de observação e medicação, área de isolamento, quartos masculinos e femininos para permanência por até 24 horas na unidade.
De acordo com Fabiano, o coordenador da UPA, a expectativa é que a equipe esteja totalmente adaptada em até 10 dias. “É um período importante em que vamos conhecer a realidade da população e da cidade. Vai ser possível saber qual será o tempo médio de atendimento e também ajustar nossa comunicação com os hospitais para os casos de transferência”, explicou.