Documento foi assinado por todos os vereadores de Araranguá que ressaltaram os avanços da administração frente à unidade hospitalar
O Instituto Maria Schmitt foi homenageado com uma Moção de Reconhecimento pela gestão do Hospital Regional de Araranguá na noite da última segunda-feira, dia 3 de julho, durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Araranguá.
A iniciativa do Vereador Neno Fontoura (PSD) foi prontamente assinada por todos os vereadores da casa legislativa, que reconheceram a relevância do trabalho do IMAS frente ao Hospital que se tornou referência na região.
Para Neno, a Câmara é um termômetro da sociedade, pois são representantes do povo. “No passado, aqui chegava muitas reclamações para todos nós vereadores. E hoje é diferente. Sabemos da dedicação do IMAS para o bem do coletivo e com isso a engrenagem roda de maneira uniforme e atende a todos que necessitam de atendimento médico hospitalar de maneira satisfatória”, frisou o vereador.
O Vereador Diego Pires (PDT) citou sua experiência na unidade antes e depois da gestão IMAS. “Estive em 2017, e o pronto socorro demorava de 6 a 8 horas para atendimento. Nada contra os profissionais que trabalhavam naquela época, pois na verdade era a falta de profissionais. A gestão anterior não contratava o número necessário. Depois que o IMAS assumiu no dia 16 de novembro 2018, que a imprensa nacional anunciou, através do site do g1, as coisas começaram a melhorar como a implantação da Policlínica, muitos leitos de UTI Neo Natal que foram abertos, as UTIs devido a pandemia e novos procedimentos que o hospital começou a desenvolver de média complexidade”, elencou frisando que a homenagem é para todos os profissionais de saúde que foram heróis na pandemia.
O atendimento resolutivo e o respeito com as pessoas, marcas registradas do IMAS, foram citados pela Vereadora Lena Périco (MDB) que falou da identidade araranguaense que o Hospital Regional de Araranguá tem com os diretores sendo do próprio município, pois assim reconhecem as necessidades da região.
Para o Vereador Nelson Soares (PDT), o foco no hospital é a saúde, mas acima disso tem que ser humanizado. “Em primeiro lugar o paciente, o atendimento. As pessoas têm que se sentir acolhidas. E é assim na gestão IMAS. As pessoas sofriam muito antigamente. A nossa saúde é referência porque temos o IMAS, que virou referência na nossa região e quando homenageamos o Instituto e todos os seus funcionários estamos dizendo que o SUS funciona! Quando o SUS é bem administrado, é bem trabalho, ele funciona. O melhor plano de saúde é SUS”, destacou Nelson, que aproveitou o seu momento de fala para fazer um apelo ao deputado Tiago Zilli, que estava presente na sessão, para que o contrato do IMAS junto ao Governo do Estado seja renovado. “Estamos com quatro anos e seis meses de contrato. Precisamos muito que o contrato seja renovado para que o nosso araranguaense continue sendo bem atendido no Hospital Regional de Araranguá, que hoje é referência na região. Precisamos que o seu trabalho na Assembleia na questão da saúde seja pela renovação do contrato do IMAS com o Estado de SC para que tenhamos mais de cinco anos de boa qualidade no nosso Hospital”.
O vereador Samuca (PSD) reforçou a fala do vereador Nelson dizendo que realmente a Câmara é um termômetro da sociedade e que acompanha os índices de satisfação da gestão IMAS no HRA. Parabenizando a gestão à frente do Hospital, o vereador Kelvin Diran (Progressistas), citou que o Instituto fez uma revolução nos atendimentos. “Antes a cidade de Araranguá pedia que a gente fizesse a quebra de contrato de gestão, e hoje, após os quatro anos e seis meses do Instituto Maria Schmitt eles estão solicitando a renovação desse contrato”, observou Diran.
Os funcionários e todo o corpo clínico do Hospital Regional de Araranguá foram parabenizados pelo Vereador Douglas Michels (PP) que ressaltou a atitude heroica de todos na saúde, especialmente durante a pandemia. O Vereador e Presidente da Câmara Luciano Pires (Podemos) também agradeceu o empenho e dedicação de todos os colaboradores, reforçando o apoio da Casa junto a Comissão de Saúde para a renovação do contrato com o estado.
Segundo o Diretor Geral do Hospital Regional de Araranguá, Kristian Souza, na gestão do Instituto Maria Schmitt, o HRA tem caminhado a passos largos na construção de uma saúde de qualidade e resolutiva. “Comparando com o cenário anterior, o Hospital Regional de Araranguá passou de 27 especialidades para 46 especialidades, de 370 funcionários para 600 dentro do mesmo contrato, de 66 médicos para 152 médicos, 10 leitos de UTI adulto para 20, 5 leitos de UTI Neo Natal para 18, 7 leitos de enfermaria pediátrica para 17. Enfim, posso citar vários investimentos e ampliações”, comparou o diretor que relembrou a todos que em dezembro de 2017 o Hospital estava fechado devido à má gestão anterior. “Essa nossa gestão é uma construção, uma reunião de esforços de todos, prefeito, deputados, secretários de saúde, imprensa e, claro, de todos os nossos colaboradores”, disse emocionado o Diretor Kristian.
Além do Diretor Geral do HRA, Kristian Souza, a homenagem contou com a presença da Diretora Técnica Dra. Mariceli Almeida da Silva Ronconi e demais colaboradores do Hospital Regional de Araranguá.