Nesta segunda-feira, 01 de junho, a Policlínica Regional retomou seus atendimentos ambulatoriais de consultas, exames e procedimentos.
Quando os primeiros casos do novo coronavírus começaram a aparecer em Santa Catarina, uma das primeiras medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi suspender os atendimentos e as cirurgias eletivas. Levando em consideração o controle da taxa de ocupação na nossa região, o Governo de Santa Catarina autorizou a retomada das cirurgias e consultas ambulatoriais no Estado – procedimentos não considerados de urgência e emergência. O serviço estava suspenso desde o dia 17 março na rede pública e privada de Saúde para reservar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o combate do coronavírus e conseguir estruturar o sistema de Saúde do Estado.
Uma portaria editada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o documento estabelece o regramento para a retorno das cirurgias.
A Policlínica Regional, administrada pelo Instituto Maria Schmitt – IMAS, está seguindo as orientações conforme a portaria n° 341 e 342 de 20 de maio de 2020, onde no primeiro momento serão chamados os pacientes com consultas já autorizadas no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), logo após serão liberadas novas agendas para os municípios. Lembrando que todos novos atendimentos gerados permanecem sendo obrigatoriamente regulados pelo SISREG.
Devido o risco de contaminação pelo Covid-19, algumas medidas foram adotadas para maior segurança dos pacientes e colaboradores. Foi implantado um centro de triagem, todos os pacientes e acompanhantes devem estar de máscara, os funcionários utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) conforme orientações do Serviço de Controle e Infeção Hospitalar (SCIH) da instituição.
A unidade contempla 28 especialidades médicas e retorna atendendo os 15 municípios do Vale do Araranguá, sendo eles pacientes da Amesc, Amrec e Amurel. Os agendamentos estão sendo feitos pela equipe da Policlínica preferencialmente pelo número de WhatsApp já instituído ano passado, atuando em seu horário de funcionamento normal, segunda das 07 às 17h e sexta até às 16h.
Segundo o diretor geral do Hospital, Rafael Bonfada “nosso objetivo é atender a população da região que precisa de assistência ambulatorial (consultas, exames e procedimentos) assim como os tratamento para COVID-19. Estamos seguindo as orientações da SES, retornando as atividades de forma gradual e cumprindo com todas as normas de segurança, tanto para os pacientes como para os funcionários”, finaliza.