Nos primeiros 15 dias de portas abertas ao público, unidade de saúde atendeu aproximadamente 20% além da expectativa.
A qualidade da Saúde em Criciúma deu em verdadeiro salto com a implantação da UPA Próspera que logo nos seus primeiros 15 dias de portas abertas ao público já registra saldo positivo para a quantidade e qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde-SUS na Cidade Carbonífera.
Segundo balanço oficial divulgado nesta terça-feira, 17, pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, entidade que administra a UPA Próspera, houve um incremento de mais de 20% no número de atendimentos, o que ficou acima da expectativa. Em 15 dias de serviço foram realizados em média 226 atendimentos por dia, sendo 3.512 nessa primeira quinzena e estima-se 7.027 atendimentos até final de julho.
Segundo Fabiano Teixeira, coordenador da UPA, além no bom número de pacientes atendidos, o nível de satisfação também já pode ser percebido e medido, pelos elogios que diariamente são dispensados à equipe médica e de enfermagem. “Estamos felizes de poder contribuir e receber o carinho da população que está demonstrando contentamento em relação ao ritmo e eficiência nos atendimentos” explicou.
A estrutura atende casos de urgência e emergência, com capacidade para aproximadamente 5.625 pacientes, cerca de 187 pessoas por dia, no entanto o mês de julho já assegura-se um acréscimo de mais de 20% em relação a estes dados. Além disso, a unidade é considerada intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais. A UPA está aberta para o atendimento ao público desde o dia primeiro de julho.
A estrutura compreende 13 leitos, sendo quatro femininos, quatro masculinos, quatro de pediatria, três de emergência e um de isolamento. O local é equipado com Raio-X, Eletrocardiograma, Sala de Gesso e os Exames Laboratoriais são terceirizados. Aproximadamente 50 profissionais atuam no espaço amplo e moderno. A unidade mede 1.558 m².