Diante do atual colapso no sistema de saúde, a direção do Instituto Maria Schmitt-IMAS, entidade gestora de 10 unidades de saúde no Estado de Santa Catarina, não têm medido esforços para encontrar soluções que ofereçam suporte a toda sua rede de atenção à saúde, uma busca incessante para garantir a integralidade do cuidado no combate à pandemia da Covid-19.
A primeira iniciativa para auxiliar no atendimento emergencial dos pacientes vítimas da Covid-19 foi remanejar os carrinhos de anestesia que estão sem uso nas unidades privadas administradas pelo Instituto devido a portaria da saúde 168/2021, que suspendeu temporariamente as cirurgias eletivas de média e alta complexidade. Os equipamentos foram enviados ao Hospital Florianópolis, unidade que é referência no tratamento à Covid-19 na capital, a fim de garantir a assistência aos pacientes que necessitam de ventilação mecânica já que todos os respiradores disponibilizados no SUS estão ocupados por conta do aumento considerável de demanda.
Segundo o presidente do IMAS, Dr Robson Schmitt, para enfrentar essa sobrecarga no sistema de saúde são necessárias ações conjuntas. “Somente com a união e esforço coletivo conseguiremos superar as dificuldades. O Governo do Estado está atuando em todas as frentes para dar celeridade no atendimento aos pacientes de Covid e nós do IMAS nos colocamos a disposição. Seguiremos comprometidos a salvar vidas além de prestar um atendimento digno à toda população catarinense”, finalizou.