Diante de uma severa pandemia como a que estamos enfrentando e as rígidas medidas de segurança recomendadas para evitar a disseminação do vírus é indiscutível a preocupação com a saúde e o bem-estar da população e dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19. Pensando nisso, o Instituto Maria Schmitt-IMAS investiu em novas ferramentas tecnológicas para auxiliar e incentivar seus colaboradores.
A Instituição criou um canal de “PodCast” no Spotify dedicado ao tema “Segurança do Paciente” que foi lançado hoje, 17, data considerada “Dia Mundial da Segurança do Paciente”. Para a construção deste trabalho, além de reforçar a importância dos núcleos de segurança do paciente em suas unidades administradas, os quais gravaram seus episódios dentro do conceito proposto, o IMAS estimulou o conhecimento e fortaleceu a união das equipes. “Estamos dedicados a promover conteúdos que reforcem a relevância da segurança dos profissionais da saúde para então garantir a segurança dos nossos pacientes,” destacou Aline Leal, diretora da UPA de Balneário Camboriú, unidade sob gestão do Imas.
Além do canal no aplicativo disponibilizado para o público-geral, no Hospital Florianópolis, uma das maiores unidades do IMAS, foi criado e distribuído em locais estratégicos do hospital, um QR CODE onde os colaboradores tem fácil acesso aos formulários para preenchimento de uma notificação ao núcleo de segurança do paciente para apontar com agilidade uma possível situação de risco se houver.
Impulsionado pelas novas medidas de segurança decretadas o IMAS busca estimular seus colaboradores com a inovação e transformação. O objetivo maior é usar a tecnologia como aliada, algo imprescindível para um cenário mais positivo no momento atual. Para Dr. Robson Schmitt, presidente do conselho administrativo do IMAS “a tecnologia torna a relação entre as equipes mais dinâmicas, o ambiente institucional onde os colaboradores estão inseridos tem muita importância quando se trata de engajamento e produtividade. Um colaborador que trabalha em uma empresa inovadora, torna-se mais inovador, incentivado e engajado.” finaliza.
Espaço para interação e conexão
Para marcar a data de lançamento do Podcast algumas das unidades criaram um espaço exclusivo onde os colaboradores podem ouvir no seu intervalo os primeiros conteúdos publicados no canal. A ideia é difundir e compartilhar conhecimento e lembrar sempre ao colaborador a importância de buscar a informação correta e precisa. A medida também é uma alternativa as restrições sanitárias que limitaram muito os eventos e treinamentos presenciais.