HRA: Secretários ressaltam melhorias em apenas 20 dias de gestão do IMAS
A manhã da última sexta-feira, dia 7, foi de muito trabalho e também de avaliação para representantes dos quinze municípios do Extremo-Sul que compõe o colegiado regional de Saúde da Amesc.
Na oportunidade os secretários e dirigentes de saúde avaliaram os primeiros vinte dias do atual modelo de gestão instituído pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS no Hospital Regional de Araranguá. A conversa com os diretores da organização social e municípios durou mais de duas horas e serviu também para apresentar as novidades que virão.
Dr. Robson Schmitt, presidente do Instituto Maria Schmitt esclareceu as dúvidas sobre a remuneração por produtividade, afirmou que está sendo avaliada a qualidade dos atendimentos e não apenas a quantidade. Baseando-se em relatórios semanais a diretoria confere se existem pacientes em duplicidade. “O projeto inicial do IMAS é unificar os hospitais com o consentimento da regulação interna. Pacientes autorizados a fazer cirurgias eletivas poderão ser encaminhados para as outras unidades geridas pelo IMAS e serão assegurados pela mesma equipe médica do seu primeiro atendimento no ambulatório” explicou.
Um outro plano da direção do Instituto é buscar novos profissionais para a região, médicos especialistas que possam morar em Araranguá e acompanhar os pacientes desde o início de um tratamento, como cirurgias de tireóide por exemplo, até a conclusão do seu pós-operatório que é considerado mais complexo do que as demais cirurgias realizadas em mutirões. Assim atenderão outras demandas necessárias da região.
Ricardo Ghelere, vice-presidente do Instituto falou sobre a importância da relação de proximidade com os municípios. “Para nós é uma oportunidade excelente ter essa ligação com vocês depois de tantos anos trabalhando juntos. Queremos deixar um canal sempre aberto para debatermos as necessidades e demandas do Regional. Vamos fazer o que é preciso para melhorar a saúde na região e sugerimos reuniões mensais para alinharmos isso,” pontuou.
Canal direto entre IMAS e Municípios
Para facilitar essa comunicação entre as secretarias municipais de Saúde e o hospital, o IMAS implantou o NIR – Núcleo Interno de Regulação, um novo setor responsável por dar retorno às dúvidas e solicitações diárias das secretarias. “Além da implantação do NIR, vamos investir na educação continuada, começando com algumas palestras em janeiro. Convidaremos a regulação de cada município a participar. Nossa proposta tem 15% de metas a mais que as propostas anteriores e com o apoio de vocês vamos concretizar esse projeto” finalizou Dr Robson Schmitt.
Rafael Bonfada, diretor geral do HRA falou da atualização do sistema. “Queremos tornar o hospital referência como ele merece e suprir a expectativa de todos. Já atualizamos o sistema “TASY” para usufruirmos de todos os dados e recursos disponíveis, nossa ideia é trabalhar com transparência” afirmou.
Rafael citou a inauguração da Policlínica Regional como prova da dedicação e comprometimento da equipe, já que a mesma ocorreu em apenas 15 dias após a posse do IMAS. “Toda a estrutura é adequada para este serviço acontecer. A equipe é bem técnica e cumpre à risca os protocolos, tornando assim um resultado mais efetivo” acrescentou.
Secretários animados com os primeiros resultados
Os dirigentes de Saúde dos municípios reconheceram os primeiros resultados e avaliaram como positivo os primeiros números. Diogo Copetti, diretor de Saúde de Maracajá se colocou à disposição, assim como os demais secretários para uma parceria intensa. “Todos esperam muito dessa nova administração e precisamos unir forças em prol do Regional. Já reconhecemos as mudanças e melhorias em apenas 20 dias de gestão” afirmou.
A secretária de Saúde de Meleiro, também teceu elogios ao desempenho do IMAS. “A reunião do colegiado foi uma sessão ordinária para discutir e deliberar assuntos relacionadas a Saúde no Extremo -Sul, dentre eles a inauguração da Policlínica Regional e a excelente mudança nesses 20 dias da nova administração do IMAS à frente do Hospital, trazendo assim esperança de momentos melhores para a Saúde na região.