Equipe do Hospital Florianópolis foi selecionada com sete trabalhos focados no aprimoramento da assistência aos pacientes do SUS
Com o firme propósito de cuidar e valorizar a vida e suas múltiplas formas, o Instituto Maria Schmitt tem como um dos seus pilares de atuação a humanização, sendo o grande destaque de gestão integrada em saúde pública. Com essa premissa, o Hospital Florianópolis, sob administração do IMAS, foi selecionado com sete trabalhos na XI Mostra HumanizaSUS nas modalidades de Gestão e de Assistência ao Usuário, que foram apresentados entre os dias 2 e 3 de agosto na Univali em Biguaçu (SC).
Com a temática “Um passo adiante na Humanização do SUS: uma responsabilidade compartilhada”, a Mostra buscou promover a troca de vivências por profissionais envolvidos no processo do cuidado à saúde, compartilhando as iniciativas que visam sempre a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Conforme a Diretora Geral do Hospital Florianópolis, Karin Cristine Geller Leopoldo, esse evento de tamanha magnitude destacou experiências exitosas na área de humanização, como foi o caso do HF. “Nós, da direção do Hospital, ficamos muito felizes e sabemos que essa política do Instituto Maria Schmitt em promover mais humanização, mais qualidade na assistência é imprescindível no nosso serviço. Estamos indo no caminho certo”, afirmou a diretora.
A primeira apresentação foi ministrada pelas profissionais dos setores de Ouvidoria e Qualidade do Hospital Florianópolis, Aline Pradié e Eliana Vieira, que abordaram o tema “Implantação da metodologia NPS para aprimorar a Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Hospital Florianópolis”, ressaltando a importância do aperfeiçoamento dos dados coletados para a melhoria dos serviços prestados.
Na sequência, abordando o assunto “Café com Qualidade: aprimorando a gestão com a participação do trabalhador da saúde do Hospital Florianópolis”, as colaboradoras Eliana Vieira e Maria Ap. Neto da Cruz destacaram a relevância de promover o pensamento crítico dos profissionais da saúde, afim da troca de experiências e a contribuição de todos na melhoria dos processos do dia a dia.
No segundo dia do evento, outros cinco trabalhos foram apresentados pela equipe do Hospital Florianópolis, que discutiram os seguintes temas: “Rounds na UTI: o multiprofissionalismo compartilhado em prol do processo de saúde doença cuidado do paciente” (Kellin Ferrari Barbara Broring e Fernanda Ramos); “Desenvolvimento do site do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Florianópolis” (Kellin Ferrari e Rafaela Krann); “Disponibilização de aparelho de TV itinerante aos pacientes da UTI” (Maria Aparecida Neto da Cruz Barbara Broring e Fernanda Ramos); “A gestão dos indicadores de educação permanente em saúde realizado por dashboard no Power BI” (Rafaela Krann) e “A gameficação do processo de aprendizagem: o caso do qualidade games” (Kellin Ferrari e Millena Piccoli).
“Ter esses trabalhos na IX Mostra HumanizaSUS, representando Hospital Florianópolis, através do IMAS, reforça que estamos atentos com a qualidade e a humanização dos nossos atendimentos, prezando também pelo bem-estar dos nossos colaboradores para transformar realidades através da eficiência em nossa gestão de saúde”, declarou a Diretora Karin.
A XI Mostra HumanizaSUS foi organizada pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), Colegiado da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (Colegiado PNEPH/SC) com o apoio do governo do Estado de Santa Catarina.