Instituto Maria Schmitt vai incentivar o esporte e a prática de exercícios físicos como forma de investir na prevenção de doenças
O esporte tem o poder de mudar a vida das pessoas trazendo novas perspectivas, contribuindo na prevenção e na melhora da qualidade de vida. E nessas situações o apoio é fundamental. Por isso, o Instituto Maria Schmitt-IMAS decidiu incentivar e patrocinar atletas em diversas modalidades esportivas, pois acredita que realizar sonhos é também uma forma de promover saúde e o bem-estar da população.
E quem está participando deste projeto é o atleta Rafael Alves, de 35 anos. Natural de Araranguá, é o 1º triatleta amador da região da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) a completar o IronMan, considerada a prova de triathlon mais difícil do mundo. Rafael que também atua como Bombeiro Militar de Santa Catarina foi o primeiro selecionado para receber o apoio do IMAS. O atleta destaca que o incentivo do Instituto foi fundamental. “O esporte necessita de apoio e incentivo privado pois o poder público ainda pouco contribui para fortalecer as modalidades esportivas”, comenta.
De acordo com Dr. Robson Schmitt, Presidente do IMAS, por se tratar de uma entidade gestora em saúde, que preza pela qualidade de vida da população, o Instituto Maria Schmitt – IMAS decidiu apoiar atletas da região como forma de incentivar a prática regular de exercícios físicos, uma maneira de tratamento e prevenção de doenças.
Pesquisas do Ministério da Saúde, indicam que a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida pouco saudável. Ainda de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente para evitar o sobrepeso e a obesidade, diminuir o estresse, aumentar o colesterol bom, controlar o açúcar no sangue, regular a hipertensão arterial, previnir a osteoporose, entre outros.
A medicina e a ciência do esporte, com seus médicos, preparadores físicos, técnicos esportivos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, devem combater o sedentarismo. “É preciso conscientizar as pessoas a esse respeito e estimular o incremento da exercício físico, seja por meio de atividades formais ou informais” esclareceu o Presidente do IMAS.
Em busca de novos desafios
A próxima competição do atleta será o “Fodaxman”, uma prova de triathlon extremo que ocorre em Santa Catarina nas distâncias de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida. Agora com o patrocínio do IMAS, Rafael será o 1º competidor representante da região Sul do estado na prova. O evento é considerado um dos mais difíceis e exige o máximo dos atletas tanto em questão de condicionamento físico quanto emocionalmente.